Quantcast
Viewing all articles
Browse latest Browse all 14

Tradições de Natal

Uma das coisas mais gostosas de se formar uma família são as tradições que vamos criando e passando para nossos filhos. Inclui-se aí as tradições de Natal. Uma das nossas tradições preferidas é ir com os meninos à fazenda escolher nossa árvore de Natal. Todo ano me bate uma preguiça do carai e eu prometo que no ano seguinte vou comprar um pinheiro de plástico. Mas a verdade é que eu curto tanto essa tradição de escolhermos juntos nossa árvore que eu acabo sempre me decidindo pelo pinheiro de verdade. Fora o cheirinho que ele deixa pela casa.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Mãozinhas no bolso por causa do frio.

Mãozinhas no bolso por causa do frio.

Vamos sempre a Braun’s Trees Farm porque fica na região onde moramos e não é muito muvucada. Saímos de casa meio que às pressas e acabei vestindo os meninos com as roupas erradas, nada apropriadas para o frio de congelar os ossos que fazia naquela manhã. Para piorar, esqueci luvas e gorros, aí passamos o tempo todo na fazenda com as mãos enfiadas nos bolsos. Mother of the Year! rs

Image may be NSFW.
Clik here to view.
IMG_3227

Nós sempre compramos árvores gigantescas, mas este ano eu quis uma árvore menor porque eu ando sem muito saco para coisas que dão trabalho, então pedimos os meninos para escolher um pinheiro pequeno. Os bichinhos estavam com tanto frio que nem se empolgaram muito, por isso decidimos levá-los para dar uma volta de trator pela fazenda para ver se se animavam. Talvez quando eles forem maiores a gente opte por entrar no meio do mato para cortar nossa árvore nós mesmos. Mas por agora eu prefiro que alguém faça isso por nós.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
IMG_3310

Foi um passeio muito bacana, nós adoramos esse tipo de programa, mas no final os meninos, principalmente o Dominic, estavam super cranky por causa do frio e porque eu esqueci o leite do moleque. Ele fica maluquinho sem esse leite. Afe. De cima do trator, no meio de fileiras e fileiras de pinheiros, o vento não deu trégua e passamos muito frio. Por isso ficamos aliviados quando o passeio terminou e pudemos voltar para o quentinho do carro.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
Dominic having a meltdown.

Dominic having a meltdown.

Passamos o resto do dia decorando nossa árvore. No plural mesmo porque quem sempre decora é meu marido. Eu só supervisiono. rs. Este ano, no entanto, fiquei com dó dele é resolvi participar. Oliver ajudou bastante e Destructive Dominic só fez bagunça e quebrou alguns dos nossos enfeites. Depois que eles foram dormir, aproveitamos para embrulhar os presentes que vão ser colocados embaixo da árvore na noite do dia 24.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
IMG_3354

Numa tentativa de moderar o número de presentes que os meninos ganham no Natal, seguimos uma pequena tradição aqui em casa. Cada um ganha 4 presentes: 1 da mamãe e do papai, 1 do irmão, 1 do Papai Noel e 1 livro. Sei que para muita gente 4 presentes já é muito, mas vocês não têm ideia de como as pessoas aqui se descontrolam nessa época do ano. Como o aniversário dos dois é perto do Natal e este ano fizemos uma festa para eles, resolvemos guardar a maioria dos presentes que eles ganharam dos amiguinhos para dar no Natal.

No ano que vem vamos seguir à risca a ideia de 4 presentes para cada um. Prefiro que os presentes de aniversário sejam dados no aniversário deles mesmo porque eu considero aniversário mais importante que Natal. Além disso, no aniversário não existe pressão comercial para comprar sem limites como existe no Natal. Não queremos que quando mais velhos eles achem que tudo bem fazer uma lista de 20 presentes para cada um só porque a propaganda na tv sugere e os amigos na escola ganham.

Outra coisa importante é que o presente de Natal mais legal vem sempre da mamãe e do papai, não do Papai Noel. Novamente, porque não quero enfatizar uma ideia que, apesar de bonitinha, incentiva tanto o consumismo e é tão difícil de evitar por causa desse apelo comercial que está por toda parte nessa época do ano e que grita para você comprar, comprar e comprar. É nossa responsabilidade como pais controlar isso e colocar o pé no freio.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
IMG_3535

Mais importante ainda para nós é não condicionar o recebimento de presentes ao comportamento deles. Não gosto dessa coisa de falar que se a criança não se comportar Papai Noel não vai trazer presente. Primeiro que a maioria dos pais que fala isso da boca para fora e acaba presenteando a criança anyway. A criança não é estúpida e vai perceber que os pais não cumprem com o que prometem. Nem mesmo as ameaças. Acho isso péssimo.

Segundo porque não usamos o sistema de recompensa aqui em casa. Para nada. Sei que ele funciona para algumas famílias, mas não serve para nós. Coisas do tipo: se você comer a verdura pode comer a sobremesa, se guardar os brinquedos pode ver desenho não rolam aqui em casa. Esperamos que eles se comportem e sejam crianças boas o ano todo porque é isso que achamos certo e é isso que temos ensinado a eles, não porque o Papai Noel está lá no Polo Norte olhando tudo que eles fazem aqui, como um stalker. Não gosto disso.

Image may be NSFW.
Clik here to view.
IMG_3530

Por fim, nós penduramos nossas meias personalizadas na lareira e decoramos nosso pinheiro do jardim com luzes coloridas, mas não fazemos muito mais do que isso em termos de decoração. Acho que tudo que é demais corre o risco de parecer brega e algumas casas aqui do bairro ficam tão iluminadas no Natal que parece que você está em Las Vegas. Fora que alguns não tiram as luzes até fevereiro ou março. Nós já somos o oposto. Dia 26 de dezembro a gente se livra da árvore e toda a decoração de Natal volta para caixas na despensa. rs

Merry Christmas everyone! Ho Ho Ho!

The post Tradições de Natal appeared first on Feisty Eli.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 14

Trending Articles